O velho continente tem muito para descobrir, com muitos países para explorares e tanta oferta em termos de voos e alojamento, que pode tornar-se um pouco complexo começares a planear a tua viagem na Europa.
Assim, vamos dar-te o step-by-step de como a organizares para que aproveites ao máximo esta aventura europeia, e claro, sempre acompanhado pelo seguro de viagem Just in Case.
Viagem na Europa: destinos e documentos necessários
Os países europeus têm muito para oferecer e conseguem agradar a todos os gostos. Neve, sol, temperaturas altas e baixas,quente, destinos próximos ou longínquos... já entendeste a ideia. O primeiro passo ao planeares a tua viagem na Europa é escolheres o teu destino de sonho, consoante as tuas preferências. Vais viajar sozinho? Com família? Queres viajar no verão? Ou preferes viajar no inverno? Para te ajudar a tornar este processo mais fácil deixamos aqui algumas sugestões:
- Sugestões de destinos europeus no verão: Grécia; Espanha; Itália; Croácia; Albânia; França;
- Sugestões de destinos europeus no outono: França; Alemanha; República Checa; Hungria;
- Sugestões de destinos europeus no inverno: Áustria; Suíça; Finlândia; Noruega; Islândia;
- Sugestões de destinos europeus na primavera: Holanda; Itália; Grécia; Irlanda
De que documentos preciso para viajar para países europeus?
Enquanto cidadão europeu, tens o direito de viajar livremente nos 27 países da União Europeia, bem como na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Suíça (países terceiros, mas membros do espaço Schengen) apenas com um passaporte válido ou com um bilhete de identidade nacional (bilhete de identidade/cartão de cidadão). Ou seja, um dos dois documentos será suficiente para circulares nos países da UE.
Não te esqueças de que estes documentos devem estar em dia e válidos durante a viagem. E tem em consideração que todos os países do espaço Schengen estão autorizados a reintroduzir controlos temporários nas fronteiras em circunstâncias extraordinárias. Por exemplo, em caso de ameaça à ordem pública ou à segurança nacional. Podes consultar essa informação aqui.
Planear o melhor itinerário
Depois de escolheres o teu destino ideal e perceberes quais os documentos de que precisas, está na hora de prepares o teu itinerário.
Essa preparação vai ser diferente de país para país, mas, regra geral, recomendamos que o faças pela seguinte ordem:
- Estabelecer as datas em que vais viajar, a duração da viagem e o orçamento médio que estás disposto a gastar. Tem em conta que nas épocas de turismo mais altas os preços também tendem a aumentar.
- Fazer uma lista de atividades, restaurantes, eventos e atrações que queres visitar e classificá-los por proximidade, prioridade e horário de funcionamento. Isto vai ajudar-te a planear melhor os dias.
- Organizar as atividades nos dias que tens disponíveis, mas garantindo que deixas dias mais leves para descanso, imprevistos e para planos mais flexíveis caso alguma atração te chame mais a atenção.
- Reservar voos, acomodações e atrações com antecedência e sempre em sites oficiais para evitares burlas.
- Utilizar a nossa checklist personalizável para garantir que não te esqueces de nada.
Cultura e Segurança na Europa
A Europa tem uma enorme diversidade cultural, com séculos de história, tradições e influências de várias civilizações. Com uma mistura de arte, arquitetura, culinária e tradições, cada país e região oferece uma identidade cultural única.
A segurança na Europa é considerada bastante alta, com sistemas de saúde bem estabelecidos, infraestrutura sólida e baixas taxas de criminalidade em comparação com muitas outras regiões do mundo.
Seguro de viagem, Just in Case
Um seguro de viagem é um documento imprescindível para que viajes com segurança e serenidade. Estaremos ao teu lado durante toda a tua aventura europeia, Just in Case.
Os seguros de viagem Just in Case para a Europa incluem despesas médicas, prolongamento de estadia, assistência de viagem, consulta do viajante, acesso ao lounge e outros extras se assim o desejares.