O que visitar na Alemanha: atrações e pontos turísticos

Just in Case
2 mins de leitura

A Alemanha vai ser palco do Campeonato da Europa de Futebol 2024 - a realizar entre os dias 14 de junho e 14 de julho - e o país vai acolher adeptos de todo o mundo nas dez cidades sede da competição. Contudo, à margem dos grandes jogos, esta também pode ser uma oportunidade única para conhecer os encantos deste país. Fica a saber o que visitar na Alemanha e quais as suas principais atrações e pontos turísticos.

 

O que visitar na Alemanha de norte a sul

 

Báltico

A costa báltica do norte da Alemanha é uma região que poucos visitantes conhecem. A costa recortada do Mar Báltico esconde grandes extensões de areia, pinheiros e santuários naturais imaculados. Os destaques incluem a cidade de Stralsund, um clássico da arquitetura gótica de tijolos vermelhos, os penhascos escarpados do Parque Nacional Jasmund e a beleza natural da Península Darss-Zingst.

 

Colónia

Colónia, cidade à beira do rio Reno, é conhecida pela riqueza dos seus locais históricos, arte e cultura. A sua magnífica catedral gótica do século XIII, a Kölner Dom, é a maior igreja da Alemanha, e foi também o edifício mais alto da Europa entre 1880-1890, até à construção da Torre Eiffel, em Paris. Outras atrações históricas e culturais imperdíveis incluem o Museu Römisch-Germanisches (Romano-Germânico) e a sublime coleção de arte europeia dos séculos XIII a XIX no Wallraf-Richartz-Museum & Fondation Corboud.

 

Vale do Alto Médio Reno

À medida que o Reno, o segundo rio mais longo da Alemanha, corre para sul a partir de Koblenz, corta um desfiladeiro através de uma paisagem de vinhas e castelos. O trecho entre Koblenz e Rüdesheim, conhecido como Oberes Mittelrheintal (Vale do  Alto Médio Reno) é tão especial que foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 2002. Esta região alberga castelos maravilhosos como Pfalzgrafstein, Burg Rheinstein, Burg Reichenstein e o poderoso Festung Ehrenbreitstein de Koblenz. E das muitas casas e bares de vinho que poderá visitar, recomendamos o Weingut Georg Breuer de Bingen, o Alte Weinstube Zum Hubertus em Koblenz e o Zum Grünen Baum em Bacharach.

 

Erfurt e Weimar

Erfurt e Weimar, no coração da Alemanha, são duas cidades de imenso significado histórico e cultural. Erfurt possui um dos mais belos centros medievais da Alemanha, enquanto Weimar se ergue como a capital da República homónima do século XX e, antes disso, como o berço de personalidades fundamentais da cultura alemã como Bach, Goethe, Schiller e Nietzsche.

Os pontos turísticos essenciais de Erfurt incluem a sua catedral, onde Martinho Lutero foi ordenado, e a vasta e barroca fortaleza Zitadelle Petersberg. Em Weimar, terás de encontrar tempo para visitar o Goethe-Nationalmuseum, num edifício que foi a casa do autor durante 50 anos; a Herzogin Anna Amalia Bibliothek, classificada pela UNESCO; e os tesouros modernistas do Museu Bauhaus.

 

Munique e os Alpes da Baviera

Munique, a terceira maior cidade da Alemanha, é um centro de empresas de alta tecnologia e de cultura de vanguarda, bem como a porta de entrada para os magníficos Alpes Bávaros. As atrações e experiências essenciais incluem o Residenzmuseum, o antigo palácio da dinastia Wittelsbach, o bairro Kunstareal e o palácio barroco de Nymphenburg, do século XVII. A uma curta distância de carro a sul de Munique, encontram-se as montanhas, as aldeias e os resorts de esqui e spa dos belos Alpes da Baviera. Se puderes, visita a cidade de Munique na época da Oktoberfest, o grande festival da cerveja da região.

 

Rothenburg ob der Tauber

Talvez a aldeia mais encantadora da Rota Romântica, Rothenburg ob der Tauber (que significa "acima do rio Tauber") é um exemplo maravilhosamente preservado de uma aldeia medieval alemã. Reserva algum tempo para ver os tesouros locais reunidos no Museu Cidade Império (Reichsstadtmuseum), instalado num antigo convento dominicano, e no Alt-Rothenburger Handwerkerhaus, onde tecelões, oleiros e outros artesãos exercem o seu ofício como se fazia há mais de sete séculos.

 

A Floresta Negra

Fazendo fronteira com a França e a Suíça, a Floresta Negra (Schwarzwald) é uma vasta floresta com mais de 6000 km2. Desde as suas encostas cobertas de abetos até aos vales profundos pautados por lagos prateados e aldeias e quintas tradicionais, este parque pede para ser explorado de carro, de bicicleta ou a pé. Aproveita para visitar Triberg, com a sua cascata e relógios de cuco; a descontraída cidade universitária de Freiburg; e Alpirsbach, com o seu mosteiro beneditino do século XI.

 

Berlim

Nenhuma lista estaria completa sem a capital do país. A cidade mais populosa da Alemanha, Berlim é um lugar abundante, com alguns dos melhores museus, restaurantes, arte e intensa vida noturna. Embora se deva, sem dúvida, reservar algum tempo para visitar os pontos altos da cultura, como a Neue Nationalgalerie, concebida por Mies van der Rohe, e o tesouro que é a Museumsinsel (Ilha dos Museus). Aqueles que procuram uma boa festa irão certamente encontrá-la em locais emblemáticos como o Berghain e o Pratergarten.

.

Faz um Seguro de viagem

Um seguro de viagem é imprescindível para que viajes com segurança e serenidade. O Just in Case pode ser subscrito em apenas 2 minutos e de forma 100% digital. Faz já a tua simulação! Estaremos ao teu lado durante toda a tua aventura, Just in Case.

 

Mais dicas sobre o seguro

Ver mais artigos nestas categorias...
  • 1 min de leitura

Destinos Românticos para Casais: Vive Momentos Inesquecíveis

Desde as deslumbrantes praias de Santorini até aos encantos de Paris, existem inúmeros destinos que prometem momentos inesquecíveis para casais. ...

Just in Case
  • 2 mins de leitura

O que visitar em Dresden: principais atrações

Dresden, a capital do estado da Saxónia, na Alemanha, é uma cidade que oferece um fascinante relação entre história, cultura ...

Just in Case
  • 2 mins de leitura

O que visitar em Munique: principais atrações

Apesar de ser bastante conhecido pelo seu festival da cerveja, Munique tem muito mais para oferecer. Descobre os ...

Just in Case