Viajar com menores de idade pode ser uma experiência enriquecedora e memorável para toda a família, especialmente para os mais pequenos. A oportunidade de explorar novos lugares, culturas e paisagens não apenas amplia os teus horizontes, mas também fortalece os laços familiares e cria memórias que durarão a vida toda. No entanto, viajar com menores de idade requer mais do que simplesmente fazer as malas e partir. Há uma série de considerações legais, precauções e dicas que os pais e responsáveis precisam ter em mente. Este artigo explora os documentos necessários para garantir viagens seguras e sem complicações com crianças e adolescentes.
Viajar com menores: o que precisas saber
Antes de mais, é essencial que uma viagem em família seja protegida por um seguro de viagem abrangente. Um seguro capaz de lidar com uma variedade de incidências, como emergências médicas, questões relacionadas com transporte e bagagem ou até mesmo cancelamentos de viagem. Ter essa proteção pode ajudar a lidar com vários imprevistos e, consequentemente, oferece mais tranquilidade aos pais e responsáveis, permitindo que desfrutem ao máximo da experiência de viajar juntos.
Cartão de Cidadão
Para te deslocares pela União Europeia (UE) ou pelo espaço Schengen, o Cartão de Cidadão é obrigatório a partir do vigésimo dia após o registo de nascimento. Na página web do Governo explicam como obter o Cartão de Cidadão do bebé.
Passaporte
Para realizar viagens de Portugal para países fora da UE e do espaço Schengen, os menores devem possuir também um passaporte válido. Para além disso, é fundamental verificar os requisitos de visto ou outras documentações exigidas pelo país de destino antes da viagem. Aqui poderás encontrar toda a informação sobre como requisitares o passaporte de um menor.
Visto
Se os menores viajarem para um país que exija visto de entrada, é fundamental contactar a Embaixada ou Consulado para obter informações sobre os requisitos específicos para solicitar o visto. Cada país estabelece as suas próprias condições e para menores esses requisitos podem variar em relação aos adultos, incluindo as taxas de expedição. Além disso, alguns países oferecem a possibilidade de obter vistos de grupo ou familiares, cada um com as suas particularidades.
Menores que viajam sozinhos
De acordo com a legislação em vigor, um menor de nacionalidade portuguesa que saia do país sem a companhia dos progenitores deve possuir uma autorização de saída, devidamente assinada por quem exerça legalmente as responsabilidades parentais. Este documento deve também identificar as pessoas às quais são concedidos poderes de acompanhamento.
Para além de toda esta informação, consulta mais informações sobre documentos necessários para viagem internacional. E uma boa viagem exige sempre um bom planeamento. Precisas de ajuda?
Queremos ajudar-te em todas as etapas da tua aventura! Sabe tudo no nosso site, com dicas, planeamento e o nosso seguro de viagem.