A Aurora Boreal é um dos fenómenos naturais mais belos e deslumbrantes do mundo. Por isso não é de espantar que este espetáculo da natureza atraia viajantes de todos os pontos do globo. Mas onde ver a aurora boreal? Fica a conhecer neste artigo como se formam e quais os melhores locais de observação.
O que é a Aurora Boreal?
As auroras boreais são causadas pela interação dos gases presentes na atmosfera terrestre com o vento solar: uma corrente de partículas com carga elétrica, denominadas iões, que são emitidas pelo sol em todas as direções. Quando estas partículas energéticas colidem com os gases da atmosfera terrestre, como o oxigénio e o azoto, elas libertam energia na forma de luz, criando as belas cortinas de cores vibrantes que vemos no céu.
A Islândia é um destino imperdível para quem deseja ver a Aurora Boreal. É visível em todo o país, inclusive nos arredores da capital Reykjavik. E desde aí partem excursões para locais mais remotos da ilha. A região de Vik, por exemplo, com as suas praias de areia negra e formações rochosas impressionantes, proporciona um cenário espetacular para testemunhar o fenómeno.
Localizada no Círculo Polar Ártico, a cidade de Tromsø, na Noruega, é um dos destinos mais populares para testemunhar a Aurora Boreal. Além disso, as Ilhas Lofoten, com a sua beleza selvagem e paisagens de cortar a respiração, proporcionam um cenário perfeito para admirar as luzes dançantes.
A Suécia, com sua vasta extensão de território no Ártico, oferece várias opções para os caçadores de auroras. Abisko, no extremo norte do país, é considerada uma das melhores localidades para observar as luzes do norte. Outra excelente alternativa na Suécia é a região de Kiruna.
A Finlândia é um destino de sonho para os amantes da natureza e da Aurora Boreal. Ivalo, no extremo norte do país, oferece uma atmosfera tranquila e paisagens deslumbrantes, ideais para observar o espetáculo noturno. Rovaniemi, a capital da Lapónia e a cidade do Pai Natal, também proporciona excelentes oportunidades para ver estas luzes especiais, para além de oferecer uma variedade de atividades durante o dia.
Viajando para o continente americano, o Canadá é um dos melhores países para observar auroras boreais. Whitehorse, no norte do país é claramente o melhor local. Mas Calgary e Manitoba, um pouco mais a sul, também são excelentes opções.
Viajar em segurança para assistir ao fenómeno das auroras boreais é fundamental. Para isso, escolhe destinos seguros, prepara-te para o clima, respeita a natureza e a cultura local, e tem sempre em conta um plano de emergência. Além disso, ativar um seguro de viagem que possa cobrir despesas médicas, prolongamento da estadia, cancelamento de voos, entre outras opções, pode ser uma excelente ideia. E nós, estamos cá para isso!