Documentos Necessários Para Viagem Internacional

Just in Case
2 mins de leitura

Se estás a planear uma viagem, conhece os documentos necessários para uma viagem internacional. Prepare tudo para garantir um embarque sem percalços. Cada país possui os seus próprios requisitos e regulamentos em relação aos documentos obrigatórios para entrada e permanência.

Esta informação não dispensa a consulta de condições nos websites oficiais do governo ou de entidades de autoridade sobre o tema. 

 

Guia completo de documentos necessários para viagem internacional

Muitos países têm acordos de isenção de visto. Isto significa que os cidadãos de determinadas nacionalidades podem entrar sem a necessidade de um visto. No entanto, são necessários documentos básicos, como passaporte válido, comprovativo de viagem de regresso e comprovativo de recursos financeiros.

Entre os países incluídos nesse grupo, estão: 

  1. Países da União Europeia (UE): Os países membros da União Europeia têm um acordo de livre circulação, permitindo que os cidadãos dos países membros viajem entre eles sem a necessidade de visto. Enquanto cidadão da UE, tens o direito de viajar livremente nos seus 27 países, bem como na Islândia, Liechtenstein, na Noruega e na Suíça (países terceiros, mas membros do espaço Schengen).    
  2. Estados Unidos da América, Canadá, Japão e China: Os cidadãos europeus não necessitam de visto para entrar e circular nestes países. Basta apenas preencher a Autorização Eletrónica de Viagens (ESTA) no caso dos EUA e Canadá. 
  3. Outros destinos com isenção de visto para cidadãos portugueses: Antígua e Barbuda, Barbados, Maurícia, Baamas, Seicheles, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Timor-Leste, Colômbia, entre outros.      

Conhece todas as condições para uma viagem sem percalços.  

 

Países com obrigatoriedade de Vistos Eletrónicos

Enquanto cidadão da União Europeia, se viajares para um país terceiro, vais precisar do teu passaporte válido e de um visto para os países abaixo mencionados.  

O visto eletrónico tem de ser solicitado antes da viagem. O processo geralmente é simples, e a solicitação pode ser feita online. A lista de países com obrigatoriedade de visto são:   

  1. Austrália: Para entrar e circular livremente como turista neste destino, os cidadãos europeus portadores de um passaporte, devem ainda solicitar um visto eletrónico que é concedido de forma gratuita. 
     
    1. Visto de estudante: Se pretendes estudar no país, existe a possibilidade de recorrer ao visto de estudante, cuja validade depende da duração do curso.  
    2. Visto de visitante: Podes solicitar um visto de visitante para uma viagem turística ou de negócios, de 3 a 12 meses.   
    3. Visto working holiday: O visto working holiday é muito procurado pelos portugueses e permite que jovens entre 18 e 30 anos possam viajar durante 1 ano pelo país e trabalhar simultaneamente. É ideal se sonhas em viajar pela Austrália por até 12 meses para um ano sabático, férias, explorar o país, estudos de curta duração ou por curtos períodos de trabalho.  

  2. Nova Zelândia: Se vais viajar para a Nova Zelândia precisas, obrigatoriamente, de um visto para visitas turísticas de até 90 dias.   

  3. Índia: O governo indiano implementou o sistema de visto eletrónico (e-Visa) para facilitar a entrada de turistas. Enquanto cidadão português, deves solicitar o e-Visa antes de viajar para a Índia. Este visto de turista pode ser solicitado online.  

  4. Azerbaijão: O Azerbaijão introduziu o visto eletrónico para permitir a entrada simplificada quer para viagens turísticas, como de negócios, desporto, tratamento médico, visita familiar ou trabalho voluntário.  

  5. Sri Lanka: Enquanto cidadão português, para visitar o Sri Lanka, deves solicitar um Electronic Travel Authorization (ETA) à chegada do aeroporto. Esta solicitação não está sujeita ao pagamento de qualquer taxa. 

 
aviao de brincar em cima de um passaporte e de um mapa

 

Como provar que és cidadão europeu

Para comprovar a tua cidadania, deves apresentar o teu cartão de cidadão e/ou passaporte válidos.  

Se não dispões dos documentos de viagem necessários para o teu país de destino, sejam estes passaporte, visto eletrónico ou apenas o teu cartão de identidade europeu, as autoridades podem recusar-te a entrada, mas devem, antes disso, dar-te todas as oportunidades razoáveis para obteres os documentos necessários ou permitir-te provar por outros meios que és cidadão da UE. 

Se te encontrares nesta situação, é da tua responsabilidade provar que és cidadão da UE e que, por conseguinte, tens o direito de viajar livremente nos 27 países da UE, bem como na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Suíça.  

  

A importância de um bom planeamento de viagem evita contratempos

Um bom planeamento de viagem é o ponto chave para que a tua experiência seja o mais serena possível.

Evita contratempos, previne situações inesperadas e viaja com uma sensação de segurança e controlo na tua próxima aventura.

A verdade é simples: quando se trata de viajar, um bom planeamento é o melhor companheiro de viagem que alguém pode ter, isso e um seguro de viagem Just in Case.


Quero simular o meu seguro

 

Ver mais artigos nestas categorias...
  • 1 min de leitura

Viagens Baratas para o Carnaval 2025 | Dicas e Destinos Acessíveis

O Carnaval é uma época festiva que muitos desejam aproveitar viajando, mas nem sempre os orçamentos permitem grandes extravagâncias. Felizmente, ...

Just in Case
  • 2 mins de leitura

Destinos Baratos para Viajar em Fevereiro | Melhores Lugares e Dicas

Viajar em fevereiro é uma excelente oportunidade para quem quer explorar o mundo sem gastar muito. Este mês, fora da ...

Just in Case
  • 1 min de leitura

Melhores destinos para viajar em Fevereiro 2025 | Ideias e dicas

Fevereiro é um mês excelente para viajar, oferecendo uma combinação única de clima ameno, menos multidões em muitos destinos e ...

Just in Case